Projetos
A participação ativa contribui para a integração e envolvimento na comunidade.
Com estes projetos procuramos investir fortemente no apoio ao desenvolvimento de soluções e ferramentas necessárias para a integração dos migrantes em Portugal.
PROJETO SIMM – Sensibilização e Integração de Mulheres Migrantes e Marginalizadas
No Caminho para a Igualdade. Projeto de intervenção social co – financiado pela Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres (atual CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade Género). Este projeto teve a duração de 18 meses com o objetivo prestar um serviço de atendimento personalizado em regime de tutoria habilitado para lidar com o amplo espectro de temáticas inerentes à integração social e laboral da população imigrante, particularmente das mulheres. Integrou, entre outras atividades, um gabinete multidisciplinar de atendimento personalizado à população imigrante, especialmente dirigido para as mulheres imigrantes, e a organização de sessões de sensibilização sobre variados temas relacionados com a igualdade de género e imigração.
Colaboração na elaboração de Recursos Didáticos na área do empreendedorismo feminino imigrante
Participação na elaboração dos recursos didáticos "Igualdade para todos", neste projeto foram elaborados os seguintes recursos: Um Recurso Audiovisual Pedagógico (Filme ”troca de sapatos “) focando estereótipos de género na família e conciliação familiar/profissional;;Um Recurso Audiovisual Pedagógico (Filme “A mecânica e o secretario “) focando estereótipos de género na esfera laboral; Dois Manuais de Exploração Pedagógica dos filmes (uma para cada um dos filmes); Um Manual de Formação para Especialização em Igualdade de Género para Formadores; Um Manual de Formação para Especialização em Igualdade de Género para Formandos. No ano de 2011 ASI e a PROINOV foram referenciadas numa revista ROMENA, como exemplo de Boas Práticas na União Europeia pelo trabalho desenvolvido na área de Igualdade de Género.
CLAIM PORTO ITINERANTE
Este Centro local de Apoio à Integração de Imigrantes, teve início no ano de 2009 em parceria com o ACIDI (atualmente ACM) e prevê-se a sua continuidade por período indeterminado. Este CLAII tem um cariz itinerante, pelo que opera nas Juntas de Freguesia de Mafamude, de Vilar de Andorinho, Centro Social Luso Venezuelano, Foz do Douro e São Félix da Marinha, através de parcerias estabelecidas entre as diversas Juntas de Freguesia/ Centro Social e a ASI – Associação de Solidariedade Internacional. Este serviço tem como objetivo a integração social e profissional da população imigrante, com especial atenção às mulheres imigrantes. O Serviço de atendimento e apoio a esta comunidade é organizado com base na gestão integrada e ecologicamente orientada da multiplicidade de necessidades individuais simultaneamente envolvidas no processo de integração num país estrangeiro. O processo de integração é encarado desde uma perspetiva psicossocial centrada na especificidade de cada utente e do seu processo de integração, sem desvalorizar a ação potencial que o utente exerce sobre a sua realidade.