top of page

Atividades

GAIA INTEGRA II (PORTUGAL / BRASIL / UCRANIA / VENEZUELA / ANGOLA)

O trabalho desenvolvido pela Associação ASI atua na Integração e Apoio à comunidade migrante em Portugal.

WEB SITE IMIGRAÇÃO

Plataforma informática (website), acessível em diversas línguas, com notícias em Ucraniano, Espanhol e Português, com informação para potenciais migrantes/nacionais de países terceiros (NPT), que ainda estejam nos seus países de origem, nomeadamente sobre: direitos e deveres; serviços de apoio a migrantes (Centros Locais de Apoio ao Imigrante, Gabinetes de Inserção Profissional). Pretende ser uma plataforma de fácil utilização e intuitiva quanto ao modo de consultar e aceder à informação, facilitando uma melhor integração e fixação de migrantes/NPT na sociedade portuguesa, facultando-lhes as informações e ferramentas necessárias para o efeito.

APOIO INFORMATIVO

Criação e manutenção de um serviço de apoio à distância através da utilização das tecnologias de informação e comunicação (via telefone ou digital), com o objetivo de responder a questões colocadas por Nacionais de Países Terceiros (NPT) que pretendam esclarecer dúvidas ou receber informação facilitadora sobre a sua integração e legalização em Portugal;

INVESTIGAÇÃO

Este projeto pretende realizar uma investigação na área do emprego e do empreendedorismo migrante. A intenção empreendedora  dos imigrantes é analisada sob a perspetiva de valores e género, numa amostra de 250 estudantes  universitários de cada pais ( Brasil, Ucrânia, Angola e Venezuela).

PUBLICAÇÃO

Com as parcerias com o Brasil, a Ucrânia, a Venezuela e Angola, pretende-se em colaboração com as universidades  e investigadores locais, a publicação nestes países de pelo menos 2 artigos nestes países. A  proposta de publicação destes estudos  de investigação permitirá também a disseminação deste protejo junto da comunidade científica internacional.

SEMINÁRIO MIGRAÇÕES SAME DATE

Nesta atividade pretende-se organizar um evento no mesmo dia em Portugal, Ucrânia, Angola,  Brasil e Venezuela, com a participação de 250 pessoas, onde se dará a conhecer o projeto não só a estudantes universitários e investigadores, mas também será à comunidade geral. Neste seminário, serão apresentadas a atividades e os resultados do projeto de investigação sobre emprego/empreendedorismo imigrante, bem como as boas práticas existentes em Portugal e nos países de origem que visam a integração de migrantes de nacionais de países terceiros (NPT).

logos (1).png
bottom of page